A série Constelação (Constellation) da AppleTV+ é baseada em histórias espaciais assustadoras e inexplicadas de astronautas reais.
O elenco e a equipe de Constelação (Constellation) marcaram presença na turnê de imprensa do Television Critics Association, onde anteciparam o que esperar do thriller de conspiração que mistura gêneros.
Sobre o que é Constelação?
Constelação é um suspense psicológico de oito episódios, estrelado por Noomi Rapace (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres) e pelo indicado ao prêmio Emmy Jonathan Banks (Breaking Bad).
Noomi Rapace interpreta Jo, uma astronauta que retorna à Terra após um desastre no espaço e descobre que peças-chave de sua vida estão desaparecidas. A aventura espacial repleta de ação é uma exploração dos limites sombrios da psicologia humana, a busca de uma mulher desesperada para descobrir a verdade sobre a história oculta da viagem espacial e de sua luta para recuperar tudo que perdeu.
Segundo a sinopse, após um acidente fatal a bordo da Estação Espacial Internacional, Jo Ericsson (Rapace), uma astronauta sueca da Agência Espacial Europeia, se encontra no centro de um encobrimento internacional que se estende por décadas. Há um dispositivo experimental misterioso e extremamente poderoso a bordo da Estação Espacial Internacional (E.E.I.) que o físico quântico Henry Caldera (Jonathan Banks) prioriza sobre a vida dos astronautas, e outro segredo que foi ocultado desde antes da queda da União Soviética que Jo descobre inadvertidamente. E, após retornar à Terra, algo está acontecendo na cabeça de Jo que a faz questionar sua própria sanidade. Ela está tendo visões e distorções temporais. Por que sua filha cheira diferente? Ela não é sua filha de sempre? Jo está perdendo a mente, ou suas alucinações são um efeito colateral da exposição ao dispositivo de Caldera?
O que esperar da série?
A série do AppleTV+ tem elementos de ficção científica, horror e thriller psicológico, que surgiram naturalmente da premissa. O criador da série, Peter Harness, disse que a série surgiu de sua fascinação pelo que acontece com os astronautas depois que eles voltam do espaço, tanto fisicamente quanto mentalmente. Sua visão piora muito, e eles envelhecem em uma taxa diferente. Seu próprio DNA é alterado. E isso sem falar nos efeitos psicológicos de estar fora do planeta, longe de tudo que conhecem.
“Eu também comecei a entender que havia essas histórias assustadoras sobre o que os astronautas passam no espaço”, disse Harness. “Eles ouvem cachorros latindo, às vezes veem coisas estranhas fora das cápsulas. Obviamente, isso é um show de ficção científica, mas também tem elementos assustadores, e isso leva quase naturalmente a uma conspiração sobre esse fato sendo encoberto.”
Mas, no final das contas, a coisa mais importante para Harness era a história humana relacionável de uma mãe e uma filha tentando se conectar uma com a outra.
“Uma das coisas que me atraiu para este projeto foi que Peter escreveu diferentes gêneros na história, e isso foi realmente emocionante e desafiador”, adicionou a diretora Michelle MacLaren. Ela disse que os produtores queriam que o programa fosse muito emocionalmente aterrado para ajudar as pessoas a se relacionarem emocionalmente com os personagens. “Quanto mais você faz seu público se conectar com a realidade disso, mais nós conseguimos levá-lo em uma aventura.”
Uma grande parte do senso de realidade está nas cenas de gravidade zero de Constelação, que foram filmadas em um cenário que é uma réplica exata da E.E.I.
Eles não filmaram exatamente em gravidade zero, mas ainda assim foi uma experiência física intensa que envolveu ser preso ao teto e atuar como se estivessem flutuando. “Eu treinei por alguns meses antes, tive que trabalhar minha força central e meu equilíbrio, meu controle corporal”, disse Rapace.
O objetivo era manter os efeitos o mais práticos possível, para fazer parecer que o espectador está no espaço com os personagens, experimentando a claustrofobia de estar na estação espacial.
O consultor Scott Kelly também ajudou com o realismo espacial. Kelly é um ex-comandante da E.E.I., e ele aconselhou os atores que “menos é mais”, de acordo com Will Catlett, que interpreta um astronauta americano. Se eles empurrassem demais em gravidade zero, por exemplo, eles disparariam pela estação a 30 milhas por hora.
Assista ao trailer da série
Constelação estreia mundialmente na quarta-feira, 21 de fevereiro, com os três primeiros episódios, seguidos por um novo episódio semanal até 27 de março.