Pela primeira vez em mais de duas décadas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adicionou uma nova categoria à transmissão do Oscar: Outstanding Achievement in Casting (em tradução livre: Melhor Elenco).
O prêmio inaugural de Melhor Elenco será entregue na 98ª edição do Oscar, que será transmitida em 2026 e homenageará filmes lançados em 2025.
“Diretores de elenco desempenham um papel essencial na realização de filmes, e à medida que a Academia evolui, estamos orgulhosos de adicionar o elenco às disciplinas que reconhecemos e celebramos”, disseram em uma declaração conjunta o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidenta da Academia, Janet Yang. “Parabenizamos os membros de nossa Diretoria de Diretores de Casting por este marco emocionante e por seu compromisso e diligência ao longo deste processo.”
“Em nome dos membros da Diretoria de Diretores de Casting, gostaríamos de agradecer ao Conselho de Governadores, ao Comitê de Premiações e à liderança da Academia pelo apoio,” acrescentaram Richard Hicks, Kim Taylor-Coleman e Debra Zane, governadores da Diretoria de Diretores de Casting da Academia. “Este prêmio é um reconhecimento merecido dos talentos excepcionais de nossos diretores de casting e um testemunho dos esforços dedicados de nossa diretoria.”
A última vez que o Oscar adicionou uma nova categoria foi em 2001, quando o Melhor Filme de Animação entrou para a programação. No lado da televisão, os prêmios de casting são uma constante tanto nos Emmys Diurnos quanto nos Primetime, com The Bear, The White Lotus, Beef e The Traitors entre os mais recentes vencedores.
O Oscar deste ano, por sua vez, será transmitido no domingo, 10 de março. Jimmy Kimmel será o apresentador pela quarta vez; acesse aqui para a lista completa de indicações.